Segundo o presidente da Jaguar Land Rover para o Brasil, Flávio Padovan, uma fábrica nacional da Land Rover pode ser confirmada até o final de 2013.
Porém, os executivos da montadora ainda não chegaram a um consenso para a definição do melhor lugar para se instalar uma fábrica Land Rover no Brasil. Só se sabe que dois grandes estados estão cotados para a implementação da fábrica, sendo um deles o Rio de Janeiro.
O presidente Jaguar Land Rover, Padovan, ainda afirmou que a decisão está sendo demorada por causa da complexidade e grandiosidade do projeto para a Land Rover, já que a empresa não produz em nenhum outro lugar fora da Inglaterra.
A Land Rover já anunciou que irá produzir seus carros na China, a fábrica já está em construção. A montadora também já possui uma unidade de montagem de kits importados, que acontece na Índia, no complexo industrial da Tata, empresa que possui o controle da Jaguar Land Rover.
Padovan completou dizendo que a Land Rover se interessou em produzir seus veículos no Brasil focando na evolução das vendas no longo prazo, mas ele lembra que, mesmo o mercado brasileiro sendo o quarto maior do mundo, a participação dos carros de luxo ainda é pequena, mesmo assim ele acredita em um grande potencial de crescimento. Com isso Padovan prevê grande expansão do segmento de carros Premium nos próximos anos.
E o aumento das vendas da Land Rover confirmam esse potencial, somente entre janeiro e outubro desse ano 8,9 mil carros da montadora foram emplacados no Brasil. Esse número é 30,2% maior do que o do mesmo período de 2012.
Se passar a produzir veículos no Brasil a Land Rover deixará de pagar o adicional de 30 pontos no IPI que incide sobre veículos importados.
A Land Rover terá que atender as regras do Inovar-Auto, para se instalar no Brasil. Esse programa coloca condições específicas para as fábricas de baixo volume de produção, com capacidade para fabricar até 35 mil veículos por ano.